sábado, 2 de abril de 2011

Exame GTT

Essa semana minha GO marcou um tal de exame GTT...
Mais afinal o que é esse exame? Pra que serve?
Pesquizeiii e tragoo aqui algumas informações importantissímas sobre o tal.
Nomes alternativos:GTT, OGTT, teste oral de tolerância à glicose
Como é realizado o exame:No GTT, determina-se a capacidade do paciente de tolerar uma carga oral de glicose; esse procedimento é realizado por meio da avaliação das amostras de soro e de urina. As amostras de sangue são retiradas antes da ingestão da glicose; esta é administrada via oral, e a avaliação dos níveis no sangue (e freqüentemente na urina) é repetida após 30 minutos, 1, 2 e 3 horas após a ingestão.

Colete uma amostra de urina obtida por meio de "coleta limpa" ("jato médio"). Para obter uma amostra de urina por meio de coleta limpa, devem lavar a área com água e bastante sabonete e enxaguar bem. Ao começar a urinar, deixe cair uma pequena quantidade no vaso sanitário (isso elimina contaminantes existentes na uretra). A seguir, em um recipiente limpo, recolha cerca de 30 a 60 ml de urina e afaste-o do fluxo da urina. Entregue o recipiente ao médico ou assistente.
O sangue é colhido de uma veia (punção venosa), geralmente da prega do cotovelo ou dorso da mão. O local da punção é limpo com um anti-séptico e um torniquete (tira elástica), ou um aparelho utilizado para medir a pressão sanguinia é colocado ao redor do braço para comprimi-lo e restringir o fluxo de sangue através da veia. Isto faz com que a porção da veia abaixo do torniquete se distenda (se encha de sangue). Uma agulha é introduzida na veia e o sangue é coletado em um tubo vedado ou seringa. Durante o procedimento, o torniquete é removido para restaurar a circulação. Quando o sangue tiver sido coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para evitar qualquer sabgramentos.
Como se preparar para o exame:
Faça um jejum de 12 horas e não coma durante o teste. Consulte o médico se você estiver usando um medicamento que possa interferir nos resultados do teste (veja considerações especiais).
O que se sente durante o exame:O exame envolve apenas a micção normal e não há desconforto.

Um comentário:

  1. Não é necessário 12 horas de Jejum para esse tipo de exame, 8 horas é suficiente e o mais indicado, quando se trata de Glicose. Caso no pedido médico haja também LIPIDOGRAMA, ai sim faça 12 horas.

    ResponderExcluir